Redes sociais

Publicidade

Semana de Vela de Ilhabela - Foto: Fernando Tomanik

43ª Semana de Vela de Ilhabela

A maior competição náutica da América Latina, Semana de Vela de Ilhabela, vai de 1 a 9 de julho e espera receber cerca de 1.000 velejadores em 150 barcos. Inscrições terminam no dia 27 de junho

No dia 1° de julho, começa a 43ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela – o maior evento de vela oceânica da América Latina. Ao longo de toda a semana, serão mais de 20 classes de vela reunidas nas águas do Canal de São Sebastião para disputar diversas regatas. Começando pelos Monotipos, que competem de 1 a 3 de julho na Escola Municipal de Vela “Lars Grael” de Ilhabela, terminando com os veleiros maiores, de oceano, que competem de 2 a 9 na sede do Yacht Club de Ilhabela.

Nas classes de oceano, 13 ao todo, serão mais de 1.000 velejadores divididos em 150 barcos. Entre as equipes confirmadas, estão alguns atletas das Olimpíadas Rio 2016, como Samuel Albrecht, campeões pan-americanos como Maurício Santa Cruz e outros mil velejadores, profissionais e amadores. Os principais nomes da modalidade, como Torben Grael e Lars Grael, já confirmaram interesse em participar desta tradicional competição.

Alcatrazes abre a semana

Tradicionalmente, a regata que abre a Semana de Vela de Ilhabela será a Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, no dia 3 de julho. Formado por 13 ilhas e ilhotas, o arquipélago de Alcatrazes é considerado o maior berçário de aves marinhas do sudeste brasileiro. São mais de 20.000 aves no local, que em terra tem a vegetação típica de Mata Atlântica.

A prova tem largada prevista para 10h do domingo, e tem ao todo 55 milhas – quase 100 quilômetros. Os barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS A e B e RGS SILVER contornam a ilha no meio do oceano Atlântico e retornam para o Yacht Club Ilhabela (YCI), em prova que costuma durar mais de seis horas. “É uma regata especial, que exige bastante atenção e escolhas das melhores rajadas de todas as equipes. Tecnicamente, a Alcatrazes de 2015 foi a mais difícil para os velejadores por causa das condições de vento”, disse o organizador da prova, Cuca Sodré. O Fita Azul do ano passado – aquele que chegou em primeiro lugar – foi o veleiro Camiranga, que ainda estabeleceu o recorde para a prova com 6h04min03s.

No mesmo dia 3, a Semana de Vela de Ilhabela promove a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste para as classes C-30, HPE 30, Mini, Bico de Proa, Clássicos e BRA-RGS C. Para os HPE25 e J70 será disputada a Regata Renato Frankenthal.

Inscrições terminam dia 27 de junho

Os velejadores interessados devem se inscrever no site oficial do evento – www.svilhabela.com.br – até o dia 27 de junho. O valor é de R$ 420 por velejador. As tripulações dos veleiros que ficarem em seus clubes, em amarras próprias ou outros locais fora o Yacht Club Ilhabela terão 20% de desconto no valor da inscrição.

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar