Redes sociais

Publicidade

Semana Internacional de Vela em Ilhabela

06 a 13/07 – Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Semana Internacional de Vela em Ilhabela

Ilhabela se transforma na Capital da Vela. Internacional!

Os maiores nomes da vela nacional prestigiam a Rolex Ilhabela Sailing Week, que em 2013 chega à sua 40ª edição. Os velejadores disputam regatas equilibradas com os melhores de cada categoria.

Rolex Risw Ilhabela5

foto: Rolex – Carlo Borlenghi

A primeira Semana da Vela de Ilhabela foi pensada em 1969 e organizada com o apoio dos clubes da represa do Guarapiranga, em São Paulo, principalmente do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), e da Prefeitura de Ilhabela. Figuras como Carlos Cyrillo, Mário Volkoff, Geraldo Junqueira, Oscar Wekerle e Flávio Caiuby convenceram associados do YCSA e alguns velejadores de outros clubes da represa a enfrentar horas de estrada para participar de uma competição nova, sem tradição, mas que trazia em si um desafio, como mencionava a carta-convite para as regatas, no item “condições para realização das regatas: são ideais nestas águas, e é desconhecida por todos os velejadores”.

Rolex Risw Ilhabela8

foto: Rolex – Carlos Borlenghi

 

Quatro anos depois, o YCI tomou a iniciativa de promover um novo torneio de grande porte. “Esta história começou com a chegada da classe Optimist no Brasil. Lembro-me perfeitamente de que, no final de 1972, chegaram ao Brasil os primeiros veleiros da classe Optimist e uma flotilha se formou na represa de Guarapiranga. Como no final daquele ano iria acontecer o Sul-Americano de Optimist, em Buenos Aires, nós, os pais, achávamos que os garotos precisavam treinar melhor no oceano”, afirma Raul de Souza Sulzbacher, que era capitão de vela do YCI. A Rolex garantiu a renovação do naming rights do maior evento de vela oceânica da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week.

As velas ao mar, pura poesia.

As velas ao mar, pura poesia.

 

A competição será disputada entre os dias 6 e 13 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e terá a presença de 150 barcos das classes HPE, C30, S40, RGS e ORC. A renovação de contrato ocorreu na sede paulista do clube.

Na oportunidade foi ratificado o compromisso de patrocínio do evento entre o comodoro do YCI, Marco Antonio Fanucchi e Stephan Meili, representante da Rolex no Brasil. Desde 2007, a marca de relógios suíça colocou o Brasil no grupo das mais badaladas competições, como a Fastnet Race, SydneyHobart, Middle Sea Race e a semana olímpica de Miami.

– O Yacht Clube de Ilhabela sente-se honrado com a renovação do acordo com a Rolex e já estamos trabalhando para fazer da edição número 40 um momento histórico para a vela brasileira e para nosso clube – adianta Marco Fanucchi.

SemanaVela ilhabela8

A Rolex Ilhabela Sailing Week reúne todos os anos, no mês de julho, no Yacht Club de Ilhabela, cerca de 1.500 velejadores, que disputam uma semana inteira de regatas na raia de São Sebastião. Conhecida tanto por seu nível técnico apurado quanto pela extensa programação social, o evento recebe em um mesmo ambiente campeões e medalhistas olímpicos como Lars e Torben Grael, Robert Scheidt e Bruno Prada, entre outros, quanto velejadores amadores, estimulando a troca de experiências.

2012
sl4-semana-da-vela ilhabela

Os resultados dentro da água comprovaram que a Rolex Ilhabela Sailing Week é o maior evento de vela oceânica da América Latina. A edição de número 39 do tradicional campeonato teve regatas sendo definidas na última boia entre os 150 barcos,representantes olímpicos se misturando com os amadores e organização de nível internacional.

Semana internacional de Vela em Ilhabela

Os duelos também foram acompanhados pelo público com a maioria das provas sendo realizadas no canal de São Sebastião. Os vencedores em cada categoria foram: Pajero/Gol (S40), Loyal/TNT (C30), SX4/Bond Girl (HPE), Tomgape Touché (ORC Geral e 500), Zeus (ORC 600), Kiron (ORC 650), Prozak (ORC 700), Maria Preta (RGS Maxi), Troop Too (RGS A), Tangaroa (RGS B), Mandinga (RGS C), Chrispin II Kelvin Clima (RGS Cruiser A) e Hélio II- Hospital Sírio Libanês (RGS Cruiser B)

Semana Internacional de Vela em Ilhabela

 

PROGRAMAÇÃO

Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week:
6/7 – sábado 
20h – Abertura oficial da 40ª edição

7/7 domingo
8h30 – Cerimônia com hasteamento de bandeira no YCI –
10h – Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (500, 600 e 650), C30 e RGS (A, B e Cruiser) –
10h15 – Regata Renato Frankenthal para as classes HPE e Star – 10h30 – Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste ou regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (700) e RGS (C).

8/7 – segunda-feira
19h – Coquetel aos Comandantes

9/7 terça-feira
12h – Regatas de Barla-Sota ou Percurso
18h – Evento no Yacht Club de Ilhabela
19h – Premiação Fita-Azul das regatas de percurso

10/7 – quarta-feira

11h – Regata de Percurso ou Barla-Sota –
18h – Evento no Yacht Club de Ilhabela

11/7 – quinta-feira

12h – Regata Barla-Sota ou Percurso
18h – Confraternização no Yacht Club de Ilhabela

12/7 – sexta-feira
12h – Regata Barla-Sota ou Percurso
17h – Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
17h30 – Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21
13/07 sábado
12h – Regata Barla-Sota ou Percurso
17h – Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
19h – Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week
semanadevela9 ilhabela
ONDE FICAR:
Confira a relação de hospedagem que o Ilhabela.com.br preparou para você
Casas em Ilhabela

TUDO SOBRE SEMANA INTERNACIONAL DE VELA DE ILHABELA CLIQUE:

fotos: Rodolfo Tucci e Rolex/Carlos Borlenghi

Escreva um comentário

Publicidade

Cadastrar

Você não tem permissão para se registrar