Dicas de Verão: proteção solar

27
dezembro, 2016
Dicas
619
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Protetor solar é “de lei”, mas existem outros produtos que também podem te ajudar a aproveitar a estação sem deixar de lado a proteção solar. Veja quais são eles e onde comprá-los na ilha.

Por Alessandra Stefani

Que o sol brilhe para todos é uma esperança. Mas que ele brilhe no verão é quase uma exigência. Quer combinação mais perfeita do que férias de fim de ano, praia e sol? É o passaporte para o paraíso. Você, longe da rotina, ilhado em Ilhabela, curtindo a paisagem colorida pelo sol. Claro que o visu não é o único a mudar de cor no verãozão, né. A sua pele, também. E para o rei da estação não virar o vilão da vez, não dá pra se descuidar. A pele, o cabelo, tudo pede mais atenção quando a temperatura sobe.

Banhista curtindo a praia (Imagem: Flickr/Glorius Gaduang)

Banhista curtindo a praia (Imagem: Flickr/Glorius Gaduang)

Veja algumas dicas de itens que não podem faltar na sua bolsa de praia pra você aproveitar a época mais quente do ano sem colocar em risco a saúde. Na nossa primeira matéria com dicas de verão, o tema é proteção solar.

O bom e velho protetor solar

Se o filtro solar nosso de cada dia já é importante o ano inteiro, o que dizer de quando o verão chega? Aí, galera, é hora de abusar dele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda produto com pelo menos fator de proteção solar (FPS) 30 pra quem vai ficar exposto aos raios por bastante tempo, tipo na praia. O ideal é passar o protetor uns 30 minutos antes de se expor e repetir a dose a cada duas horas. Claro que se você entrar na água ou suar demais, reaplique antes. E nada de esquecer da nuca, das orelhas, dos pés, das mãos. É no corpitcho todo, hein!

Kit pra se proteger do sol no verão (Imagem: Flickr/Shélin Graziela)

Kit pra se proteger do sol no verão
(Imagem: Flickr/Shélin Graziela)

Ah, e não tem essa de “eu só fico na sombra, então não preciso me proteger”. A areia reflete o sol e mesmo debaixo da barraca ou guarda-sol a pele queima sim, senhor!

Quem pode dizer qual é o melhor protetor solar pra você é o seu dermatologista. Em Ilhabela, a loja De Ponta Cabeça Cosméticos tem várias linhas de filtros corporais e faciais (sim, proteção solar para o rosto é fundamental!).

Protegendo o rosto do sol (Imagem: Flickr/Amir Illusion)

Protegendo o rosto do sol
(Imagem: Flickr/Amir Illusion)

E tem boa notícia pra quem visita a ilha e quer dar um chega pra lá nos borrachudos. A loja também vai vender protetor solar com repelente, garantia de dupla proteção. Quem prefere comprar os produtos separadamente, não vá esquecer de primeiro passar o filtro solar e só depois de uns minutos o repelente, ok? A gente fez este post aqui sobre como vencer a batalha contra os borrachudos.

Proteção solar infantil

Criança na praia (Imagem: Flickr/Phalinn Ooi)

Criança na praia (Imagem: Flickr/Phalinn Ooi)

Se adulto precisa ficar esperto com o sol, criança então… nem se fale. Sabia que 75% da radiação solar que a gente recebe na vida inteira ocorre entre 0 e 20 anos? Por isso, bora cuidar dos pequenos. A partir dos 6 meses de idade já dá pra usar filtro solar, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Claro que quem pode indicar a melhor marca são os médicos.

Fios protegidos e pele hidratada

E o cabelo, tem como não ser castigado pelo sol? Claro! Dá-lhe protetor solar nele também. Tem fluido, creme, xampu, tudo com protetor solar. Mas a grande sensação segundo Regina Helena Fontes Rabelo, dona da loja De Ponta Cabeça Cosméticos, é o leave-in com filtro solar, um produto que não precisa de enxágue e funciona como um tratamento instantâneo que deixa as madeixas mais hidratadas.

Cabelo ao vento (Imagem: Flickr/micadew)

Cabelo ao vento (Imagem: Flickr/micadew)

O que também pode entrar pra sua nécessaire nesta temporada são as águas termais, que tiveram um boom no mercado. É o produto de beleza queridinho das famosas. Geralmente em spray, é um tipo de água de uso cosmético rica em minerais que limpa, hidrata, refresca e revitaliza a pele. Um alívio no verão.

Moda à prova de sol

Até aqui, a gente falou do que passar para se proteger do sol. Mas também dá pra se vestir contra o sol. Se roupa comum já garante proteção, imagine então aquela feita com tecido especial contra os raios ultravioleta? É coisa moderna, com tecnologia da gringa. O tecido passa por um tratamento químico e promete bloquear a passagem de raios nocivos. A pele acaba não absorvendo tanta radiação. Junto com o filtro solar, é um baita arsenal contra o sol.

Camiseta com proteção UV (Imagem: Divulgação/Mundo Terra)

Camiseta com proteção UV
(Imagem: Divulgação/Mundo Terra)

Tem camisa, camiseta, shorts, calça, boné e até meia com protetor solar. Em Ilhabela, a loja Mundo Terra, especializada em artigos esportivos, de lazer e aventura, tem uma linha só disso que é sucesso o ano inteiro. O fator de proteção ultravioleta das peças varia de 30 a 50. E tem opção pra adulto e criança. Especialistas dizem que a tecnologia funciona mesmo. A vendedora Elizete Rodrigues Souza dá a dica: “a recomendação é de que o cliente não use amaciante na roupa para não perder o fator de proteção”.

Bone UV 50 (Imagem: Divulgação/Mundo Terra)

Bone UV 50 (Imagem: Divulgação/Mundo Terra)

O que também é indispensável no verão são os óculos de sol. Os médicos alertam que eles previnem cataratas e lesão na córnea. A Mundo Terra tem um monte de modelo à disposição, inclusive óculos esportivo, resistente a impacto, confortável e com 100% de proteção UV.

Óculos de sol indispensável no verão (Imagem: Flickr/Martin Snicer Photography)

Óculos de sol indispensável no verão
(Imagem: Flickr/Martin Snicer Photography)

Bem, as dicas estão aí. É aquela velha história: é melhor prevenir do que remediar. Bora curtir o verão, então, mas com saúde!

Onde comprar:

Produtos para pele e cabelo
De Ponta Cabeça Cosméticos
Endereço: Av. Princesa Isabel, 809, Perequê. Dentro do Espaço Ardhentia
Telefone: (12) 38961578

 

Roupas e acessórios
Mundo Terra
Endereço: Rua da Padroeira, 37 – Loja 01, Vila (Centro Histórico)
Telefone: (12) 3896-5801

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações