25
Sep
2017

7 cuidados ao viajar de carro no feriado

06
setembro, 2017
Dicas
140
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Vai viajar de carro no feriado? Especialista dá dicas e alertam motoristas sobre a importância da verificação dos itens de segurança nos veículos antes de pegar a estrada para curtir o feriado

Feriado prolongado é uma ótima pedida para descansar ou curtir com a família e os amigos. Seja para o campo ou para a praia, se você vai pegar a estrada para viajar de carro, é importante se atentar às condições do veículo para evitar inconvenientes que podem estragar seu feriado. Para Fábio Silva, coordenador técnico da Total Lubrificantes, é importantíssimo realizar uma revisão adequada no automóvel para não colocar a sua vida, da sua família e dos demais motoristas em perigo. Entre os itens que devem constar na revisão, estão obrigatoriamente o freio e suspensão, mas existem outros pontos importantes para verificar.

Pra facilitar sua vida e garantir a alegria de toda a família nesse feriadão, com a ajuda do especialista, trouxemos 7 cuidados básicos que você deve ter antes de viajar de carro no feriado.

1

Óleo e filtro

O óleo e o filtro devem ser trocados periodicamente, conforme recomendação do fabricante do veículo, por km ou tempo de uso. Porém, é importante estar atento para que as substituições sigam as mesmas especificações da montadora. Use sempre lubrificantes de alto desempenho de marcas confiáveis.

2

Combustível e freios

Essenciais para o funcionamento do carro, combustível e freios precisam ser avaliados para o motor ter um bom desempenho. Em caso de muita sujeira, pode ocorrer entupimentos. O sistema de freios tem que ser revisado a cada 10 mil quilômetros, bem como o fluido do freio, mas, sempre, por profissionais gabaritados.

3

Arrefecimento

Normal (mineral) ou de longa duração (fluido orgânico – OAT), é necessário seguir a recomendação do fabricante e manter a água do radiador no mesmo nível estipulado. Assim, a temperatura do motor se mantém em condições corretas para evitar o aquecimento.

4

Pneus

É necessário calibrar os pneus, bem como o estepe, e avaliar se há diferenças de pressão no veículo carregado e vazio – não esqueça de verificar se não estão gastos. A avaliação do desgaste é feita de forma simples pelo TWI (Tire Wear Indicator – Indicador de Desgaste do Pneu), que são saliências que ficam entre as ranhuras do pneu.

5

Suspensão, bateria e palhetas

Suspensão, bateria e palhetas do limpador de para-brisa devem ser revistas a cada 10 mil quilômetros, incluindo a geometria e o balanceamento. Além disso, é fundamental avaliar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes, inclusive a bateria. Já as palhetas não podem estar tortas, nem com a borracha ressecada. Caso pegue chuva na estrada, certamente isso será fundamental.

6

Painel e Lâmpadas

O painel e as lâmpadas representam as condições do veículo, por isso, em caso de dúvida sobre o significado das luzes, consulte o manual do carro. Nunca viaje com alguma lâmpada queimada, pois é perigoso e ainda pode render multas ao motorista.

7

Itens de Emergência

Antes de pegar a estrada, verifique se todos os componentes básicos de segurança estão no lugar. Entre eles, não podem faltar o triângulo, a chave de roda, o macaco e o estepe.

Depois dessas dicas, você está pronto pra cair na estrada e curtir o melhor do feriadão pelo Brasil a fora.

Se está vindo para Ilhabela, não deixe de conferir nossas dicas de Como Chegar em Ilhabela, que incluem as estradas e suas condições, e nossa página de Balsa, com informações sobre a travessia e situação da fila para embarque (na chegada ou saída da ilha).

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações