09
novembro, 2016
Casamentos
733
visualizações
Ampliar
14
Ampliar!
Imprimir!
Opções do post

Trocar as alianças num evento mais reservado, só com os íntimos, com o mar ao fundo. Veja por que a ilha é perfeita para quem sonha com um mini wedding na praia

Por Alessandra Stefani

Caderno e caneta na mão e a difícil tarefa: cortar a lista de convidados para o grande dia. Casamentos enxutos, só com os familiares e amigos mais próximos, estão cada vez mais na moda. São os mini weddings, alternativa descolada que os noivos estão optando para fugir de um megaevento e, muitas vezes, economizar.

Noivos se beijando (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Noivos se beijando (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Essa tendência, bem comum no exterior, também desembarcou em Ilhabela, que tem profissionais com experiência no assunto e também espaços que podem se adequar a uma cerimônia pequena.

O conceito do mini wedding

Afinal, de quantos convidados estamos falando? Esse número é bem relativo. Gabriel Rocha, da empresa de fotografia e filmagem de casamentos no litoral Studio Job, conta que já fotografou festa com 13 pessoas. Para Isabel Costa, assessora de casamento da Ilhabela Vip Eventos, o mini wedding tem no máximo 80 convidados.

Noivos na praia (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Noivos na praia (Imagem: Divulgação/Studio Job)

“É uma celebração com ar mais intimista”, ela diz. Um jeito de comemorar um momento especial com aqueles que realmente fazem parte da história do casal e não com os conhecidos dos pais. E com menos gente, os pombinhos acabam tendo a oportunidade de curtir mais cada um dos presentes, aproveitar a companhia.

O que muda?

Não é regra, mas muitas vezes as cerimônias compactas têm detalhes personalizados do casal, com uma decoração mais pessoal. Aquela do tipo em que os convidados dizem “nossa, é a cara deles”.

Noivos celebrando (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Noivos celebrando (Imagem: Divulgação/Studio Job)

A equipe que trabalha para que o sonhado dia aconteça também muda um pouco. A do fotógrafo Gabriel é mais enxuta, por exemplo. O trabalho dele não altera muito, mas o resultado sim. Você já foi a algum casamento em que não tirou fotografia com os noivos? Em um mini wedding isso dificilmente aconteceria. Afinal, são poucos convidados e escolhidos a dedo. A fotografia com todos se torna prioridade.

O lugar ideal na ilha

A maioria dos espaços em Ilhabela se adapta a um casamento pequeno ou grande. Alguns noivos alugam casas de temporada para o mini wedding. “Isso torna a cerimônia bem mais íntima, já que todos passam o tempo juntos, em uma residência”, diz Gabriel. Lugares belíssimos não faltam aqui, com capacidade para a família inteira, piscina e de frente para o mar.

Noivos casando no Pier 151 em Ilhabela (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Noivos casando no Pier 151 em Ilhabela (Imagem: Divulgação/Studio Job)

O Restaurante All Mirante, no sul da ilha, também comporta um mini wedding. Como o nome sugere, é um espaço com uma vista privilegiada para o oceano e o pôr do sol. Já o Pier 151, próximo ao Centro Histórico, tem um deck sobre o mar para acomodar os convidados.

E o preço?

Como o casório é para menos gente, o custo de um mini wedding geralmente é menor do que o de um casamento grande. Uma economia de “20 a 30%”, segundo Isabel Costa. Afinal, o aluguel de um lugar pequeno costuma ser mais barato e o custo com buffet – que normalmente cobra por pessoa – acaba sendo mais baixo.

Decoração de casamento em Ilhabela (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Decoração de casamento em Ilhabela (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Só que nem sempre o “mini” se encaixa no preço. Gabriel Rocha conta que muitas vezes os noivos que gastariam de 500 a 800 reais por convidado numa cerimônia grande, acabam desembolsando R$1.300,00 por pessoa em um mini wedding para não abrir mão de alguns detalhes que acabam tornando a celebração mais luxuosa. Algumas são festas compactas, mas com mais qualidade. Aí o valor total acaba sendo como o de um evento maior.

Detalhe de alianças (Imagem: Divulgação/Studio Job)

Detalhe de alianças (Imagem: Divulgação/Studio Job)

No final das contas, o custo final de um mini wedding depende mesmo do sonho dos noivos. O que é certo é que um casamento enxuto oferece uma experiência bem mais íntima ao casal e convidados. E aí, vale lembrar daquela velha máxima: menos, muitas vezes, é mais.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar.

aqui da pra colocar mais informações